Programa Estrada para a Cidadania qualifica professores sobre Educação para o Trânsito e Educação Ambiental

Nesta quinta-feira e no sábado (10 e 12 de maio), acontece a 1ª Oficina de Capacitação do ano letivo de 2012 em Educação para o Trânsito e Meio Ambiente, realizada pela CCR ViaLagos para o uso do conteúdo pedagógico do Programa Estrada Para a Cidadania.

Mais de 570 professores dos municípios de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio participam do curso, oferecido pela Concessionária, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação para orientar e conscientizar 15.550 mil alunos do 4ª e 5ª anos do ensino fundamental de escolas públicas, para a importância da Educação para o Trânsito e Educação Ambiental.

Equipes qualificadas aplicam treinamentos ao longo do ano, de modo que os professores estejam sempre em dia com o conteúdo do Programa. Os educadores recebem ainda sugestões de exercícios, trabalhos e atividades do Estrada para Cidadania em sala de aula e extracurriculares.

O programa chega pronto às secretarias de educação dos municípios parceiros: a CCR fornece gratuitamente os livros dos alunos, as oficinas de capacitação e os livros dos professores, e promove ações públicas de cidadania com os estudantes. Com isso, as crianças do 4º ano passam a ter em sua grade curricular, a matéria Educação Para o Trânsito e os alunos do 5º ano recebem orientações sobre Educação Ambiental. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, também são realizadas oficinas de capacitação em Braille e todo o material é produzido nesse sistema.

As cidades de Rio Bonito, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, São Gonçalo e parte do Rio de Janeiro também participam do projeto.

Estrada para a Cidadania já beneficiou mais de 1,6 milhão de alunos e 49 mil professores das redes públicas de ensino de comunidades próximas às rodovias administradas pela CCR no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.


Foto: Divulgação/ CCR ViaLagos

- Publicidade -