Rivais enfrentam problemas, Nikolaev aproveita e amplia liderança em dia de vitória de Karginov

A Kamaz voltou com força da folga do último domingo na disputa do Rally Dakar. A 10ª etapa da competição, realizada nesta terça-feira entre Córdoba e La Rioja, beneficiou o líder Eduard Nikolaev, que aumentou em cerca de 15 minutos sua distância para o segundo colocado da classificação geral,

Durante a corrida, houve uma equilibrada disputa entre Peter van Versluis e Ales Loprais. Os pilotos se alternaram na liderança, até Loprais ter um furo no pneu do caminhão MAN e ter ficado 20 minutos parado, enquanto Versluis perdeu outros dez minutos.

A 50 km do fim, Andrey Karginov, companheiro de equipe do líder Nokilaev, da Kamaz, assumiu a liderança e completou a prova em 4h44m08s. Na sequência, uma série de pilotos holandêses, com Peter van den Bosch em segundo, com DAF, Martin van den Brink em terceiro e Eduard Nikolaev, líder absoluto do Dakar, em quarto, cerca de cinco minutos atrás do tempo do companheiro de equipe, Karginov. Após problemas mecânicos, Gerard De Rooy, atual campeão, retomou a quinta colocação.

Vencedor da etapa: Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – 4h44m08s

Classificação geral:
1º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – 27h59m31s
2º – Kolomy (TCH)/ Kilian (TCH)/ Killian (TCH) – Tatra – a 32m23s
3º – Mardeev (RUS)/ Belyaev (RUS)/ Mirniy (RUS) – Kamaz – a 34m10s
4º – Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – a 55m01s
5º – De Rooy (HOL) / Colsoul (BEL) / Rodewald (HOL) – Iveco – 1h02m06s

(LT)

Foto: Divulgação