Rodotrem de 91 toneladas é autorizado pelo Contram

Por ter o limite de 11 eixos, o “super-rodotrem” provavelmente será formado por dois semirreboques de três eixos e uma dolly de dois eixos

rodotrem

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na última quarta-feira (14) a Resolução 640, que permite a circulação de um novo tipo de combinação com PBTC de 91 toneladas. A configuração é uma espécie de “super-rodotrem”, com 11 eixos. Esta era uma demanda antiga dos setores canavieiro e de grãos, que pressionavam o órgão pedindo composições maiores.

Por ter o limite de 11 eixos, a composição provavelmente será formada por de dois semirreboques de três eixos e uma dolly de dois eixos, com comprimento máximo de 30 metros. A maior combinação permitida até então era de um rodotrem com nove eixos e 74 toneladas dentro do mesmo limite de 30 metros de comprimento.

A solicitação por composições maiores visava reduzir os custos de transporte, uma vez que muitas empresas inclusive são multadas constantemente por embarcar veículos com excesso de peso. O Contran deverá usar o prazo de 90 dias para regulamentação para fazer estudos técnicos a respeito da operação das novas composições, como segurança, capacidade de frenagem e outros.

AETs também sofrem alteração

O Contran também publicou a Resolução 635, que altera o critério para concessão de Autorização Especial de Trânsito (AET) em rodovias de pista simples e duplo sentido de circulação. Antes, a Resolução 211 exigia volume de tráfego no horário noturno de no máximo 2.500 veículos. Agora, passa a ser exigido volume horário de tráfego no período noturno correspondente, no máximo, ao nível de serviço “C”, conforme conceito da Engenharia de Tráfego.

Os níveis de serviço admitidos pela Engenharia de Tráfego vão de “A” (trânsito livre) até “F” (trânsito completamente congestionado). O nível “C” corresponde a um padrão intermediário de volume horário.

Outra modificação é que a exigência de tração 6×4 para Combinações de Veículos de Carga com mais de 57 t passa a admitir o que o caminhão trator possa suspender um dos eixos quando estiver descarregada.