Saiba como escolher e cuidar da lona do seu caminhão

940x529_Lona-caminhão lonado

Para cada tipo de carga existe um tipo de cobertura ideal e, para escolher a lona ideal para a sua puxada, é preciso saber alguns detalhes sobre ela. Confira algumas dicas para não errar na hora de escolher a sua.

No momento de escolher a lona do seu caminhão é necessário primeiro saber qual o tipo de material se adequa melhor ao tipo de carga que você costuma carregar.

A lona de PVC, por exemplo, é mais indicada para quem carrega grãos, areia, pedra, cimento, carvão e adubo. Já quem puxa materiais mais secos, como sacarias de farinha, café e açúcar, o recomendado é utilizar a lona de algodão. E por fim, telas são mais utilizadas para proteger caçambas.

Outro ponto importante que deve ser observado antes de comprar a sua lona é o tamanho do caminhão. A proteção precisa cobrir a carga em sua totalidade para evitar derrame do produto na via, que, além de causar prejuízo, também pode causar acidentes.

É preciso, ainda, se atentar quanto à qualidade do acabamento e qualidade da cobertura. No caso das lonas de PVC, o ideal é escolher uma que tenha resistência à temperatura e seja impermeável. No que diz respeito ao acabamento, é muito importante verificar a qualidade das bainhas e das argolas.

A vida útil do produto também depende do cuidado que você tem com ele após a compra. A amarração, limpeza e manutenção, quando feitas de maneira adequada, garantem maior durabilidade à lona.

Na hora de limpar, é importante utilizar apenas água e sabão neutro. Produtos químicos como solventes e escovas podem tirar o material plastificante da lona de PVC e, assim, diminuir a qualidade do produto.

O caminhoneiro também deve evitar o uso de cantoneiras de metal sobre a cobertura, arrastá-la em superfícies ásperas e imperfeitas, além de nunca guardá-la suja ou molhada.

Quando o assunto é amarração alguns pontos são importantes de ficar atento. O indicado é nunca forçar a cobertura nas quinas e cantos do caminhão, não usar ganchos ou ferramentas para puxar as argolas e, por fim, fazer o mesmo tipo de fixação em toda a lona e, principalmente, evitar que ela fique solta na parte traseira. Dessa forma, a força fica distribuída de forma igual em cada ponto, diminuindo as chances de dano nas argolas.

- Publicidade -