Equipe de especialistas da unidade de Stuttgart, na Alemanha, analisa dados sobre acidentes com vans Mercedes-Benz e utiliza os resultados no desenvolvimento dos veículos
A Mercedes-Benz está aumentando ainda mais a segurança de suas vans por meio de pesquisas dos acidentes, que envolvem veículos da marca. Estas análises, realizadas internamente durante 18 meses por uma equipe de especialistas, aumentam de maneira significativa a segurança dos comerciais leves da marca.
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A Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans foi reorganizada no segundo semestre de 2015, e agora, está sediada junto a matriz da Mercedes-Benz em Stuttgart. Lá, os engenheiros examinam alguns acidentes, nos quais os veículos leves da marca estiveram envolvidos, e enviam os resultados diretamente para a área de Desenvolvimento de Produtos, tornando-os ainda mais seguros.
A análise dos acidentes é importante para revelar outras configurações possíveis, além dos parâmetros já especificados e definidos em testes de segurança. Por exemplo, os pesquisadores conseguem identificar se os airbags foram acionados, como previsto no momento do acidente.
Além disso, há também importantes indicadores de quais itens dos veículos podem ser melhorados, visando assim o desenvolvimento de um produto ainda mais seguro.
“A pesquisa com foco nas Vans da marca está presente desde os anos 70. Entretanto, as áreas envolvidas estavam divididas em diferentes unidades da Empresa, e hoje, concentramos toda equipe em um mesmo ambiente de trabalho”, explica Vera Hertler, engenheira de Desenvolvimento, envolvida na reorganização da Unidade de Pesquisa de Acidentes de Vans.
Pioneira em tecnologia de segurança para vans
Para a equipe de Desenvolvimento de Vans da Mercedes-Benz, segurança é um item fundamental. A maioria dos atuais sistemas de tecnologia e segurança existentes hoje no mercado brasileiro foram introduzidos pela marca.
Recentemente, novos padrões foram estabelecidos com o sistema Crosswind Assist (assistente de ventos laterais) e com o Attention Assist (assistente de monitoramento de cansaço, para o Vito), além do exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i.