Sem brilhar, Nikolaev devolve hegemonia no Rally Dakar à Kamaz com conquista na base da regularidade

O Rally Dakar acabou no último sábado com um resultado que já vinha se anunciando: a vitória do russo Eduard Nikolaev. Mesmo sem vencer uma etapa sequer da edição 2013 do torneio, o jovem de 28 anos da Kamaz conquistou pela primeira vez como piloto o título com base na regularidade ao longo dos cerca de 8.500 km divididos em 14 etapas e, de quebra, devolveu à equipe que defende a hegemonia na competição.

Nikolaev já havia sido campeão do Dakar em 2010, quando foi navegador de Vladimir Chagin, o ‘czar do Dakar’. Para conseguir a conquista em 2013, o russo optou por uma postura mais conservadora, principalmente após assumir a liderança do ranking geral, na nona etapa, quando o campeão do ano passado, Gerard de Rooy, enfrentou problemas em seu Iveco e se afastou do bicampeonato do Dakar.

Os melhores resultados do trio foram dois segundos lugares, na terceira e quinta etapas. Para garantir o título, a Kamaz diminuiu o ritmo na etapa final, tanto que o piloto melhor colocado da equipe no sábado foi Ayrat Mardeev, quinto colocado de uma prova que teve como vencedor Peter Versluis, da MAN. Nikolaev terminou em sétimo, 5min56s atrás do vencedor.

Gerard de Rooy, que não fosse o péssimo desempenho na nona etapa tinha muitas chances de buscar o bicampeonato, terminou em segundo, seguido pelo companheiro de equipe Miki Biasion. Ales Loprais foi o quarto, seguido por Mardeev e Martin Kolomy, representante da Tatra.

O saldo final foi espetacular para a Kamaz, que teve três de seus cinco caminhões entre os três melhores do Rally Dakar 2013. Campeão, Nikolaev teve tempo total de 39h41min43s. Em segundo ficou Mardeev, 37min10s atrás do vencedor. Apenas 47s depois veio Andrey Karginov, o terceiro colocado.

Vencedor da etapa: Versluis (HOL) / Schuurmans (HOL) / Damen (BEL) – Kamaz – 2h02m40s

Classificação geral:
1º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – 39h41m43s
2º – Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – a 37m10s
3º – Mardeev (RUS)/ Belyaev (RUS)/ Mirniy (RUS) – Kamaz – a 37m57s
4º – De Rooy (HOL) / Colsoul (BEL) / Rodewald (HOL) – Iveco – 41m16s
5º – Kolomy (TCH)/ Kilian (TCH)/ Killian (TCH) – Tatra – a 1h01m47s

(LT)

Foto: Divulgação