O Departamento de Engenharia da Metro-Shacman dará início neste mês ao programa de desenvolvimento e nacionalização do caminhão Shacman equipado com transmissão automatizada. O objetivo é ampliar as opções da linha de produtos da empresa aos transportadores brasileiros. O veículo de testes será o cavalo mecânico Shacman TT 440 6×4, com motor de 440 cavalos, igual ao modelo apresentado na última Fenatran, no mês de outubro de 2013. Marcos Gonzalez, diretor de Desenvolvimento da Metro-Shacman, informou que o primeiro veículo será equipado com transmissão automatizada Eaton, de 18 velocidades, também apresentada na Fenatran no display dinâmico montado com todos os principais componentes do primeiro protótipo do caminhão Shacman nacionalizado.
De acordo com a Shacman, os testes serão feitos em todas as regiões brasileiras, mas especialmente nas estradas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, consideradas as de maior movimentação e com diferentes características de construção, topografia, piso e pavimentação. O veículo também será avaliado com diversas opções de implementos e cargas.
Marcos Gonzalez esclareceu que além do desenvolvimento da transmissão automatizada, a avaliação envolverá aspectos como durabilidade, desempenho, sistemas de arrefecimento, combustível, freios, suspensão e filtros, entre outros testes estabelecidos pela legislação brasileira.