Tempo seco pode comprometer a saúde dos olhos

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

Durante a estação do inverno é comum o volume das chuvas diminuir e, consequentemente, o tempo fica mais seco; cenário perfeito para vários problemas de saúde surgirem. A falta de chuva pode provocar desde alergias, rinites, problemas respiratórios, pele mais ressecada e inclusive ressecamento nos olhos – o que causa sintomas de irritação, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e até mesmo ardor  são considerados normais nesta época do ano.

De acordo com Luiz Antônio Vieira, médico oftalmologista, doutor em Oftalmologia e professor colaborador do setor de Doenças Externas e Córnea do Departamento de Oftalmologia da  Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), “Os níveis de umidade do ar interferem diretamente na produção das lágrimas, que evaporam mais rapidamente quando o tempo está seco e prejudicam a lubrificação dos olhos. Uma umidade do ar em torno de 30% a 40% já leva a alterações nos olhos”.

Entretanto, outros fatores inerentes ao clima também interferem na saúde ocular, como ar-condicionado, poluição do ar, fumaça, sol forte e calor excessivo. Assim como a baixa umidade, estes elementos afetam a produção das lágrimas e agravam o quadro. “As tarefas que exigem muita atenção, como uso contínuo de computadores e dirigir, também contribuem para o ressecamento dos olhos, pois durante estas atividades piscamos menos. Quando piscamos, refazemos todos os itens que compõem a lágrima. É por isso que o piscar é tão importante para lubrificação dos olhos”, orienta o especialista.

Segundo Vieira, adotar alguns hábitos pode colaborar com a sensação de bem-estar ocular durante o inverno, tais como: ingerir ômega 3, melhora a qualidade e produção das lágrimas; uso de umidificador de ar, toalhas molhadas e bacias com água, evitar ambientes com ar-condicionado e aquecedores, pois diminuem a umidade do ar; caso trabalhe em tempo contínuo com atividades em frente a computadores e monitores, tente fazer pequenas pausas, auxilia na lubrificação dos olhos; evite o uso indiscriminado de medicamentos como colírios lubrificantes que fazem uso de conservantes e soros fisiológicos, eles podem causar toxidade e levar a outros problemas oftalmológicos.

Porém, se os sintomas de olhos secos persistirem, o indicado é procurar orientação médica. Em média, quando a irritação persiste por mais de dois ou três dias, já é hora de buscar ajuda profissional.

Foto: Ilustração

- Publicidade -