Fórmula Truck abre temporada 2017 com apenas 9 carros no grid

A Fórmula Truck abriu a temporada 2017 no domingo (19), no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz

Após um início de ano turbulento, a Fórmula Truck roncou os motores de seus caminhões pela primeira vez no ano. O tradicional autódromo gaúcho recebeu a primeira prova da temporada 2017, que teve Paulo Salustiano como vencedor.

Veja também: Caravana Siga Bem visita o Velopark, em Nova Santa Rita (RS)

Se na última prova da temporada de 2016 o grid de largada contava com 19 caminhões, apenas 9 fazem parte da categoria este ano. Após a saída das equipes RM Competições, DF Motorsport, RVR Motorsports, Muffatão Racing, Dakar Motors, Fábio Fogaça Motorsports, Original Reis, Lucar Motorsports e Clay Truck Racing, a Truck perdeu cerca de 20 pilotos.

De acordo com o grupo formado por nove equipes, o motivo da saída é “conflito de ideais que vem norteando a categoria nas últimas temporadas, como falta de diálogo entre organização e equipes, incerteza de chancela do evento pelo órgão competente e falta de calendário prévio.”

Dos profissionais que correram o campeonato em 2016, restaram apenas Paulo Salustiano, Wellington Cirino e Joel Mendes Junior. Completaram o grid Witold Ramasauskas, Cristina Rosito, Alan Chanoski, Rodrigo Soares, Carolina Cánepa e Ricardo Gargiulo.

Com competidores novos e menos carros no grid, os dois pilotos mais experientes aproveitaram para somar os primeiros pontos. Após fazer sua 30ª pole position, o tetra campeão Wellington Cirino venceu a primeira parte da prova.

Uma mostra da disparidade dos competidores é a diferença entre os demais corredores. Paulo Salustiano chegou em segundo, apenas 278 milésimos de segundos atrás de Cirino. Já Joel Mendes Jr., terceiro colocado, chegou a 31s891.

Na segunda parte da corrida, a disputa continuou apenas entre os dois primeiros colocados e Salustiano levou a melhor sobre Cirino. Com uma ultrapassagem nas últimas voltas, conquistou sua oitava vitória na Truck. Completaram o pódio Wellington Cirino, Alan Chanoski, Cristina Rosito e Witold Ramasauskas.

A próxima etapa da Truck ocorrerá 9 de abril, em Rivera, no Uruguai.