Vitória não muda estratégia de Leandro Totti na caça ao título da Fórmula Truck

Leandro Totti conquistou, na quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, sua quinta vitória na categoria. O paranaense da ABF Racing Team venceu a corrida do dia 3 de junho no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), assumiu a quarta colocação na tabela de pontos e pôs fim a um jejum de vitórias de mais de cinco anos – o último primeiro lugar havia acontecido na segunda corrida de 2007, em Tarumã.

A vitória em Goiânia não mudou o foco do trabalho de Totti e da equipe. “A estratégia que a gente vem trabalhando não muda em nada. No começo do ano eu disse que nem fazia questão de ganhar corridas, mas que queria o título e sabia que a regularidade seria o caminho certo para isso”, comenta o piloto. “Em Goiânia nós conseguimos chegar a uma configuração do caminhão que nos deu mais resistência, mais confiabilidade”, indica.

A configuração mais eficiente citada por Totti passa por modificações no conjunto de suspensão do Mercedes-Benz número 73. “A suspensão ficou bem mais eficiente. Com isso, conseguimos diminuir um pouquinho da potência do motor, saindo da margem de quebra. O caminhão estava muito no limite, e aí quebrava. Agora, com um ‘chão’ melhor, conseguimos andar rápido e longe do limite de quebra. É uma melhora fundamental”, explica.

As quebras tiraram Totti das duas primeiras corridas do ano, disputadas nas pistas do Velopark e de Jacarepaguá. “Eu liderei as duas corridas”, frisa. A terceira etapa, em Caruaru, marcou seu primeiro pódio no ano, com um quinto lugar. “Lá a gente não tinha um caminhão para andar na frente, e por isso trabalhamos pelo pódio. Deu certo. Em Goiânia, o equipamento melhorou muito e a vitória veio. Já estava na hora de ganhar de novo”, alivia-se.

Foi em Interlagos, palco da próxima corrida, que Totti conquistou sua segunda vitória na Fórmula Truck, em 2005. As outras ocorreram em Campo Grande/2004, Caruaru/2006, Tarumã/2007 e Goiânia/2012. “É diferente ganhar em Interlagos, não dá para descrever como é chegar lá em uma pista que tem Fórmula 1, onde todo mundo treina e corre mais motivado, os patrocinadores também têm uma etapa especial, é a principal praça da Truck”, aponta.

Leandro Totti vê boa chance de disputar a vitória na quinta etapa, no dia 8 de julho. “A gente vai com boas condições, mas sabendo que o nível de hoje da Truck dificulta bastante tudo isso. É fácil citar dez nomes aqui que podem perfeitamente conquistar a vitória em São Paulo. Precisamos ter os pés no chão, mas vamos brigar, sim, sempre pensando mais no campeonato que na vitória. A etapa de Interlagos é desgastante, como a de Goiânia”, lembra.

Foto: Orlei Silva

- Publicidade -