Sem cabine, apenas com um painel frontal, o caminhão tem capacidade para 16 toneladas de carga
A Einride anunciou, no último dia 12, o lançamento de seu mais recente veículo, o T-log. O modelo da empresa sueca é uma evolução do T-pod, apresentado no ano passado, porém mais potente e dotado de capacidades para enfrentar o ambiente fora de rodovias, como estradas de terra e sem sinalizações. Sem cabine, apenas com um painel frontal, o veículo tem capacidade para 16 toneladas de carga.
O T-log utiliza a plataforma Drive Unit da NVIDIA, dando acesso a dados de tráfego em tempo real, que podem ser usados para planejar rotas dinamicamente e evitar engarrafamentos, o que garante um nível 4 de automação — carros autônomos da Tesla e da Uber, por exemplo, possuem nível 2 na escala que vai de 0 a 5.
Isso também pode otimizar o uso de energia para permitir que o veículo entregue boa autonomia. Caso algum problema seja detectado e o caminhão não consiga se locomover de forma automática, uma intervenção humana será necessária; contudo, o operador humano poderá controlar o caminhão remotamente, mesmo que esteja a centenas de quilômetros e utilizando dados móveis.
“Remova a cabine e substitua o motorista por um operador que possa monitorar e controlar vários veículos ao mesmo tempo, e os custos podem ser reduzidos significativamente. Além disso, operar um veículo a distância permite um ambiente de trabalho muito melhor, como já demonstrado em indústrias como a da mineração.” A Einride espera que o T-Log esteja no mercado e comece a operar em vias públicas já em 2020.
Com informações do Tecmundo