Daimler fará estreias mundiais na maior feira de veículos comerciais do mundo

A Daimler AG lançará novos veículos no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA). Entre os lançamentos, a marca vai apresentar a nova van urbana Mercedes-Benz Citan, novos ônibus urbanos e rodoviários das marcas Mercedes-Benz e Setra, o Mini-ônibus Vito E-Cell da Mercedes-Benz e o Fuso Canter Eco Híbrido, além do caminhão pesado Mercedes-Benz Antos, que é o modelo indicado para aplicações de distribuição com caminhões pesados.

Andreas Renschler, membro do Board da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses, afirma que os resultados positivos refletem em 2012: “Nos primeiros cinco meses, conseguimos aumentar nossas vendas mundiais em 23% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Em conjunto, esperamos que nossas vendas de caminhões sejam maiores em 2012 do que no ano passado, e nossos ganhos voltem no mínimo a se equiparar aos de 2011. Reiteramos nossa meta de retorno sobre vendas de 8% ao longo de todas as áreas de negócios começando em 2013 e mantemos nossa meta de vendas da Daimler Trucks de 500.000 unidades para 2013 e de 700.000 unidades para 2020”.

Estréia mundial: O Antos da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz está apresentando pela primeira vez uma linha desenvolvida especificamente para distribuição com caminhões pesados. O veículo chega ao mercado com duas versões de cabines e é equipado com motores de seis cilindros em linha. Os motores atendem a legislação Euro VI e proporcionam mais potência, baixo consumo de combustível e reduz as emissões de gases de escape, além de aumentar os intervalos de manutenção em mais de 150.000 quilômetros.

Novos sistemas de assistência no Actros

O caminhão rodoviário Actros, que foi lançado com sucesso no mercado europeu no ano passado, terá novos sistemas de assistência. Será apresentado no IAA, o novo “Active Brake Assist” (Sistema de Assistência Ativa de Frenagem), que está em sua terceira geração.

O “ABA 3”, como esse sistema é conhecido, agora também dá início a uma manobra de frenagem de maneira autônoma para evitar a colisão com obstáculos parados.

O Actros está equipado com outro sistema novo, conhecido como “Predictive Powertrain Control – PPC” (Controle Preventivo do Trem de Força), que liga as informações do GPS sobre a rota à frente com o sistema de mudança de marchas do caminhão. Assim, o veículo é conduzido na marcha que resulta na maior economia de combustível possível.

Fuso: Novo Canter Eco Híbrido consome 23% menos combustível

A subsidiária japonesa da Daimler, a Fuso, apresentará o primeiro caminhão híbrido de sua categoria, o novo Canter Eco Híbrido na IAA de Hanover. O veículo entrará em produção para o mercado europeu na planta da Fuso em Tramagal, Portugal, neste semestre. Por conta de sua tecnologia de propulsão alternativa, o modelo de 7.5 toneladas consome 23% menos combustível do que o modelo Canter movido a diesel. O veículo garante economia de combustível e representa um grande passo em direção do desenvolvimento dos sistemas de propulsão alternativos.

Van Mercedes-Benz Citan City

As vans Mercedes-Benz bateram um recorde em receita e retorno de vendas no ano passado. O EbIT subiu para 835 milhões de Euros em  2011 (+85% comparado a  2010), enquanto o retorno de vendas aumentou para 9,1% (2010: 5,8%). Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans, planeja utilizar todo o potencial de crescimento existente nos mercados tradicionais nos próximos anos e acelerar as atividades nos mercados com forte crescimento, como os da China e da Rússia. “2012 será também um bom ano para o segmento. Na segunda metade do ano, teremos um ótimo período com o lançamento de nossa Van Citan City,” explica Mornhinweg. “Nosso plano é atingir o marco de 400.000 vendas em 2015, o que corresponderia a um crescimento de mais de 50% comparado a 2011.”

Linha de vans e furgões

Sprinter :

A Sprinter da Mercedes-Benz também estará na IAA. O veículo chega ao mercado equipada com transmissão automática 7G-Tronic de sete marcha.

Os motores da linha Sprinter são equipados com a tecnologia BlueEFFICIENCY, resultando em economia de combustível e condução mais limpa. A combinação da tecnologia com o novo câmbio melhora o consumo em cerca de sete litros a cada 100 km. A Sprinter também expande sua liderança em termos de segurança com características adicionais do sistema de segurança ESP.

Micro-ônibus Vito E-CELL

O micro-ônibus Vito E-CELL é indicado para o transporte de passageiros e é o primeiro veículo de sete lugares que possui propulsão elétrica, marcando o próximo estágio na evolução do bem sucedido Vito E-CELL. Esse modelo é comercializado em 16 países europeus e não emite gases de escapamento.

Citaro: Primeiro ônibus de serviço regular que atende a legislação Euro VI

O novo ônibus urbano Mercedes-Benz Citaro foi desenvolvido levando em conta a economia de combustível e baixas taxas de emissões. O campeão de vendas mundial é equipado com novo motor Euro VI (OM 936 ou OM 470).

Diversos aprimoramentos realizados no motor proporcionaram em economia de combustível e baixa emissão de gases. Os testes mostraram que o consumo médio do veículo passou para 5% menor.

(EH)

Foto: Divulgação