Copa Truck Nordeste sagra Felipe Giaffone como campeão

Em Fortaleza, a Copa Truck Nordeste conheceu seu primeiro campeão, o paulista Felipe Giaffone.

Felipe Giaffone e Roberval Andrade comemoram as vitórias em Fortaleza (CE). (Foto: Rodrigo Aguiar Ruiz)

Fortaleza recebeu a segunda etapa da Copa Truck Nordeste e viu um paulista erguer o troféu de campeão. Após dominar os treinos classificatórios, o piloto Felipe Giaffone levou a melhor na pista sagrando-se campeão da competição.

Giaffone, que vinha de um primeiro lugar e um terceiro na etapa de Caruaru (PE), conquistou mais uma vitória e um segundo lugar, em Fortaleza.

Além de dominar a etapa do Ceará desde o primeiro treino livre, Giaffone foi beneficiado pelos problemas enfrentados por seu principal adversário na decisão, Wellington Cirino. Sexto na primeira prova, ele teve problema numa mangueira do sistema de ar comprimido do caminhão e abandonou a disputa final.

A disputa pela primeira posição em Fortaleza seguiu a receita que começou a ser preparada no treino de classificação. Os principais adversários de Giaffone na pista foram aqueles que haviam dado mais trabalho na disputa pela pole position. Roberval chegou à decisão da Copa Nordeste apenas em sexto na tabela, mas com uma vitória e um segundo lugar, chegou bem perto do vice-campeonato.

A primeira corrida terminou com Giaffone em primeiro e Roberval em segundo. Fechando os cinco primeiros lugares vieram Leandro Totti, André Marques e Regis Boessio.

Polêmica

A segunda corrida foi marcada por polêmicas. Após decisão errada da direção de prova, André Marques, Renato Martins e Witold Ramasauskas foram punidos com passagem pelos boxes. No entanto, após o fim da prova a punição foi retirada e Marques conquistou o vice campeonato.

Para reorganizar o resultado, os comissários substituíram o tempo de volta inflado pela passagem nos boxes pela média de todas as voltas completadas pelos três em ritmo normal. O resultado só foi divulgado horas após o fim da prova.

Na pista, Roberval Andrade levou a melhor sobre Giaffone e garantiu o terceiro lugar na classificação geral.

Único representante do nordeste na prova, o piloto Beto Monteiro, campeão da Copa Truck Centro Oeste, fez uma prova de recuperação. Ele teve problemas na válvula de ar dos freios na corrida inicial, e só chegou ao pódio na segunda prova.

Dessa forma, o pódio da segunda corrida foi composto por Roberval, Giaffone, André Marques, David Mufatto e Beto Monteiro.

A Copa Truck volta à ativa somente dia 15 de outubro, quando começa a disputa pelo título da Copa Sudeste. A primeira prova acontecerá na cidade de Curvelo (MG). A temporada termina no dia 17 de dezembro, com a definição do terceiro campeão do ano, em São Paulo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – Copa Nordeste (Oficial)

1. Felipe Giaffone, 95 pontos
2. André Marques, 79
3. Roberval Andrade, 76
4. Wellington Cirino, 67
5. Renato Martins, 56
6. Luiz Lopes, 51
7. Debora Rodrigues, 36
8. Beto Monteiro, 35
9. Witold Ramasauscas, 35
10. Leandro Totti, 34
11. Adalberto Jardim, 34
12. Zé Maria Reis, 28
13. David Muffato, 26
14. Regis Boessio, 22
15. Jaidson Zini, 22
16. Djalma Fogaça, 20
17. Pablo Alves, 20
18. Duda Bana, 20
19. Fabio Fogaça, 14
20. Danilo Dirani, 0
21. Joel Mendese Jr, 0
22. Sérgio Ramalho, 0